A Prana Ambiental está fazendo o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Hotel Vitória New Port Campinas, e uma das medidas sugeridas para compensar essas emissões foi a pintura do telhado na cor branca, sugestão essa que foi colocada em prática na última semana. Mas você sabe por que mudar a cor de telhados de branco pode ajudar a conter os efeitos do aquecimento global?
Leia o texto abaixo e descubra!
Com atitudes simples e ao nosso alcance, é possível ajudar a combater o aquecimento global. É o que mostra a campanha "One Degree Less - White Roofs Initiatives for 100 Cities”, criada pela ONG Green Building Council Brasil para ajudar a baixar a temperatura do planeta em um grau. A proposta da campanha é incentivar a pintura de telhados das grandes cidades, para assim diminuir os efeitos do aquecimento global.
Mas por que exatamente a cor do telhado faz a diferença? Hoje, nas grandes cidades, por conta do uso de energia elétrica e retenção da radiação solar pelos telhados e tetos de casas e edifícios principalmente, há a formação das chamadas ilhas de calor, que são as responsáveis pela elevação da temperatura nas áreas urbanas. Isso acontece porque os telhados e tetos absorvem uma parte do calor e o transferem para o interior do edifício, enquanto a outra parte é irradiada de volta para a atmosfera. O resultado dessas temperaturas elevadas? Aumento do gasto com energia com ar-condicionado e ventiladores, dos níveis de poluição do ar e da incidência de doenças relacionadas ao calor.
Quando os telhados e tetos são pintados de branco, cores claras ou frias, possibilitam a diminuição das ilhas de calor e do acúmulo de gases poluentes e de efeito estufa, geram mais conforto no interior de edifícios e casas, e diminuem o consumo de eletricidade. É indicado que os tetos e telhados planos sejam pintados de branco e os inclinados de cores frias, permitindo, respectivamente, uma compensação de 10t e 5t de CO2 a cada 100m2. Para ficar ainda mais nítido como essa mudança de cor teria um impacto grandioso para todo o planeta, o site da ONG afirma que, se somente os tetos tivessem suas cores escuras substituídas, seria possível conseguir uma compensação de 24 bilhões de toneladas de CO2. E se em 20 anos todos os tetos forem pintados, o efeito será o mesmo de retirar metade dos carros que rodam em todo o mundo a cada ano deste programa.