terça-feira, 29 de março de 2011

Política Nacional de Resíduos Sólidos é tema de workshop realizado em São Paulo

Evento conta com o apoio de importantes entidades, entre elas o Ministério do Meio Ambiente


No dia 14 de abril será realizado, em São Paulo, o workshop Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e seu Decreto de Regulamentação. O evento, organizado pela Prana Assessoria e Gestão Ambiental, tem como objetivo a capacitação técnica na área de resíduos sólidos, e acontecerá das 08h às 18h, no Blue Tree Premium Paulista.

Voltado a gestores públicos e privados, consultores e representantes de entidades setoriais e do terceiro setor, o evento conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e instituições de renome, como o Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), o Conselho de Logística Reversa do Brasil (CLRB), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), entre outros, além de ser patrocinado pela TetraPak e pela Coop.

“Apresentar as novas implicações da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos e de seu decreto regulamentador nas atividades empresariais e públicas relacionadas à produção, manejo e disposição de resíduos é fundamental. Desta forma, fornecemos subsídios aos empresários e agentes públicos para que possam adequar-se às novas regras das normas abordadas, evitando eventuais multas ou até mesmo paralisação das atividades da empresa”, afirma Luis Fernando de Freitas Penteado, sócio da Prana Assessoria e Gestão Ambiental.

Entre os palestrantes do evento estão o deputado federal Arnaldo Jardim, presidente do grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que formulou a proposta da lei de resíduos sólidos em vigor, José Valverde Machado Filho, diretor do Departamento de Meio Ambiente da Fiesp e Luis Fernando de Freitas Pentado, Mestre em Direito Ambiental e sócio do Freitas Penteado Sociedade de Advogados, escritório especializado em Direito Ambiental.

As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de abril pelo e-mail andrea@aliahpercepcao.com.br ou pelos telefones (19)3307-8927 ou (19)3307-8929.

Serviços
Workshop: Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e seu Decreto de Regulamentação: aspectos jurídicos e de gestão integrada
Data: 14 de abril de 2011
Horário: das 8h às 18h
Local: Hotel Blue Tree Premium Paulista, Rua Peixoto Gomide, 707, Cerqueira César – São Paulo.
Inscrições até 7 de abril: R$550,00 (quinhentos e cinquenta reais), com Andrea Monteiro pelo andrea@aliahpercepcao.com.br ou (19) 3307-8927 ou (19) 3307-8929 – vagas limitadas
Associados ABIPLA, ABIHPEC, ABRELPE, ABTRE, ABIPET e ANIP possuem 10% de desconto; condições especiais para grupos.

Conheça os Palestrantes
• Arnaldo Jardim é deputado federal, engenheiro civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, é o autor da Lei paulista de Resíduos Sólidos, presidiu na Câmara dos Deputados o Grupo de Trabalho que formulou a proposta da Política Nacional de Resíduos Sólidos em vigor.

• José Valverde Machado Filho é especialista em Direito Ambiental pela PUC-SP e em Gestão Ambiental pelo SENAC-SP, diretor do Departamento de Meio Ambiente da FIESP, é secretário parlamentar do Gabinete do Deputado Federal Arnaldo Jardim, coordenou tecnicamente a formulação da Política Estadual de Resíduos Sólidos e recentemente da proposta de Política Nacional de Resíduos Sólidos em vigor.

• Luis Fernando de Freitas Penteado é advogado ambiental, sócio do Freitas Penteado Sociedade de Advogados, escritório especializado em Direito Ambiental. Mestre pela PUC-SP em Direito Ambiental (Mudanças Climáticas e Responsabilidade Ambiental). Cursou MBA em Gestão Empresarial em Negócios pela FIA-USP. Professor de Direito Ambiental do curso de Especialização da PUC-SP/COGEAE. Professor da matéria de Licenciamento Ambiental do curso de Especialização da FGV de Aspectos Gerais de Direito Empresarial. Certificado Auditor Interno ISO 14.001 pelo Instituto Vanzolini (USP).

• Fábio Nieves Barreira é especialista em Direito Tributário PUC-SP, cursou MBA em Direito Empresarial na FGV-SP, Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo, Conselheiro do Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte do Estado de São Paulo, diretor do Departamento Jurídico da FIESP, diretor adjunto do Departamento Jurídico do CIESP, membro efetivo da “Comissão Especial de Assuntos Tributários” da Ordem dos Advogados do Brasil, secção de São Paulo.

• Antonio Januzzi é engenheiro sanitário, professor de Gestão de Resíduos no Senac, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento na CAVO Serviços e Saneamento SA (Holding Camargo Corrêa), cursou Gestão Ambiental no instituto alemão Carl Duisberg Geselschaft, Gerenciamento de Projetos na Unicamp e Administração de Empresas na FGV-SP.

• Paulo Roberto Leite é engenheiro industrial com pós-graduação na FGV-SP, Mestre em Administração de Empresas, professor de pós-graduação e pesquisador na área de Competitividade nas Cadeias de Suprimentos Direta e Reversa e Logística Reversa na Universidade Mackenzie, fundador do Conselho Brasileiro de Logística Reversa e autor do livro Logística Reversa – Meio Ambiente e Competitividade.