quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Pesquisa gera água potável, produz hidrogênio e trata efluentes simultaneamente

Pesquisadores das Escolas de Engenharia e Ciência Aplicada da Universidade de Denver, no Colorado, Estados Unidos, descobriram uma forma de dessalinizar água, produzir hidrogênio e tratar efluentes poluídos – tudo de forma simultânea.

A descoberta foi feita através da melhoria de uma tecnologia publicada em 2009 que incorporava o processo de dessalinização em células microbianas de combustível, criando um processo capaz de tratar as águas residuais e produzir eletricidade ao mesmo tempo. Porém, colocar o sistema em funcionamento se mostrou um problema para primeiros pesquisadores.

Assim, a equipe de cientistas da Universidade de Denver decidiu aprimorar a tecnologia, e após seis meses de experimentos conseguiram produzir o gás hidrogênio (que pode ser coletado e armazenado) através do sistema.

A pesquisa foi publicada na Environmental Science and Technology no dia 1º de dezembro e financiado pelo Escritório de Pesquisa Naval americano. De acordo com Zhiyong Ren, co-autor da pesquisa, “navios e suas tripulações precisam de energia gerada no local, bem como água potável. Assim, a Marinha está muito interessado em ambos os processos; dessalinização com baixo consumo de energia e produção de energia renovável”.

Outro estudo recente, feito por um grupo da Universidade Estadual da Pensilvânia, demonstrou resultados semelhantes no qual a energia contida no gás hidrogênio não apenas compensava o que era gasto no processo de dessalinização, como possuía excedentes que podiam ser empregados em outras atividades.

Segundo os pesquisadores de Denver, a próxima etapa da pesquisa será utilizar água residual para testar a eficiência da tecnologia e otimizar a configuração do reator para melhorar o desempenho do sistema. “Estamos muito animados com nossas descobertas e vamos continuar trabalhando para aprimorar essa tecnologia”, afirma Ren.

Fonte: EcoDesenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário